Jovem de 20 anos morre 70 dias após sofrer mal súbito em partida de futebol em Araras
02/05/2025
(Foto: Reprodução) Esdras Samuel Moreira estava internado na Santa Casa desde o dia 21 de fevereiro. Esdras Samuel Moreira morreu após mal súbito em partida de futebol em Araras
Reprodução/Facebook
Um jovem de 20 anos morreu, nesta sexta-feira (2), 70 dias após sofrer um mal súbito durante uma partida de futebol, em Araras (SP).
Esdras Samuel Moreira estava internado na Santa Casa desde o dia 21 de fevereiro. Ele teve uma parada cardíaca e foi socorrido. (veja aqui o que é o mal súbito).
📲 Participe do canal do g1 São Carlos e Araraquara no WhatsApp
Nesses mais de dois meses de luta pela vida, parente e amigos se reuniram para ajudar nos custos com fraldas e lenços umedecidos.
O jovem morava no Parque Tiradentes e era apaixonado por futebol. O corpo dele foi enterrado na tarde desta sexta, no Cemitério Municipal de Araras.
Esdras Samuel Moreira morreu após mal súbito em Araras (SP)
Reprodução/Facebook
Mais notícias da região:
SAÚDE: Mal súbito: saiba o que é e como evitar; mortes aumentam 13% em São Paulo em um ano
CRIME: Pintor morre após ser esfaqueado em São Carlos; cunhado é suspeito do crime e está internado
ANIMAIS: Quarto filhote de onça-pintada nasce no Parque Ecológico de São Carlos: 'bravinha, mas linda'
Jovem estava internado na Santa Casa de Araras
Rodrigo Sargaço/EPTV
O que é o mal súbito?
De acordo com a médica cardiologista Elaine dos Reis Coutinho, o mal súbito é um termo genérico usado apontar a ocorrência de uma perda súbita, inesperada do nível de consciência, que pode ser provocada por diversas condições, desde uma desidratação até um infarto.
Apesar de ser o efeito de muitas causas, problemas cardíacos são os mais comuns.
"Em geral, o mal súbito pode estar relacionado a várias coisas, desde queda dos níveis de açúcar no sangue, hipoglicemia, ou a crise convulsiva, ou a quadros cardiológicos. Mas, na prática, o termo mal súbito, ele geralmente está relacionado com parada cardiorrespiratória. Então, aquele paciente que perde a consciência e tem, na sequência, uma parada cardiorrespiratória", explicou a médica à EPTV.
O número de mortes por mal súbito aumentou 13% no estado de São Paulo. Foram quase 2,8 mil vítimas em 2024. No ano anterior, foram 2.442 óbitos.
O que pode provocar mal súbito?
Segundo a cardiologista, o aumento de casos pode estar relacionado a rotinas não saudáveis e a falta de acompanhamento médico por pessoas que fazem atividades físicas.
Como evitar?
Os médicos alertam que sobrepeso, tabagismo, bebidas alcoólicas e os alimentos ultraprocessados podem favorecer as doenças cardiovasculares.
A cardiologista Eliane recomenda que antes de iniciar qualquer atividade física, a pessoa faça exames de rotina, um check-up geral.
"Exames de colesterol, de glicemia, por exemplo, são fundamentais antes de começar a atividade. Em casos de cardiopatias genéticas, um eletrocardiograma e um bom exame físico pode já fazer o diagnóstico", aponta.
VEJA TAMBÉM:
Mal súbito matou quase 2,8 mil pessoas no ano passado:
Mal súbito matou quase 2,8 mil pessoas no ano passado
VÍDEOS DA EPTV:
Veja mais notícias da região no g1 São Carlos e Araraquara