Corpo de adolescente de 13 anos que morreu afogado em praia artificial de Sorocaba será sepultado neste domingo
03/05/2025
(Foto: Reprodução) Andrey da Paz Marandola morreu após se afogar no Parque Porto das Águas. Neste sábado (3) havia salva-vidas no local, ao contrário do dia do acidente. Corpo de adolescente morto em praia artificial será sepultado neste domingo
O corpo do adolescente de 13 anos que morreu após se afogar em praia artificial do Porto das Águas, em Sorocaba (SP), na sexta-feira (2), será sepultado domingo (4) em um cemitério da cidade.
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
O velório de Andrey da Paz Marandola será na Funerária Ofebas, na Rua Braz Cubas, nº 61, Jardim Santa Rosália. O sepultamento será no Cemitério Memorial Park, a partir das 14h.
Andrey da Paz Marandola morreu após se afogar no Parque Porto das Águas
Reprodução/TV TEM
O adolescente de 13 anos estava com seu irmão de 15 anos na praia artificial criada pela Prefeitura de Sorocaba (SP), no Parque Porto das Águas, na sexta-feira (2).
O mais velho foi socorrido por banhistas que estavam no local. Já Andrey acabou ficando mais de 20 minutos submerso. Equipes de resgate do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) estiveram no local, mas o adolescente não resistiu e morreu.
O Corpo de Bombeiros informou à TV TEM que não havia salva-vidas no local no momento do acidente. Segundo o tenente da corporação, os socorristas ficam na "prainha" somente em feriados e finais de semana.
Salva-vidas só atuam na "prainha" de Sorocaba aos finais de semana
Reprodução/TV TEM
Só aos fins de semana
A reportagem da TV TEM foi ao local no dia seguinte do acidente, sábado (3). Diferentemente do dia do acidente, havia salva-vidas orientando os frequentadores para respeitarem os avisos de perigo no lago.
Eles orientam os banhistas quanto à obrigatoriedade de coletes para a prática de esportes aquáticos e monitoram o limite de segurança da prainha.
"A gente orienta para não estar entrando no fundo do lago, indo para lá. A gente acompanha a liberação do nado, tanto é que tem uma área demarcada, e fazemos o controle, tanto lá, quanto aqui", detalha o salva-vidas Thales Ribeiro.
A falta desse serviço em datas que não sejam finais de semana ou feriados é questionada pelos frequentadores do parque, que se dizem inseguros. "Ter segurança é sempre melhor", afirma a autônoma Maria Cristina Souza. "Um bombeiro, se acontecer alguma coisa, tem alguém para socorrer", emenda o serviços gerais Alexandre Pierone.
Em nota, a prefeitura de Sorocaba lamentou o ocorrido e informou que apura o caso e que vai investigar. Questionada pela TV TEM sobre a presença de salva-vidas no local, não houve resposta.
Nota de pesar da Prefeitura de Sorocaba (SP) sobre afogamento de menino de 13 anos na 'prainha'
Instagram/Reprodução
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM